Cachoeira Santa Bárbara
A queridinha da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira Santa Bárbara é para obrigatória pra quem visitar o cerrado brasileiro.
Com sua águas cristalinas, a queda tem 28metros e o poço 3 metros de profundidade.
Mas atenção, que o limite de visitante é de 300 por dia. Hoje em dia é possível comprar os ingressos antecipadamente pelo site abaixo:
https://www.ecobooking.com.br/site3/NdestinoCidade.php?Xcity=ikrw4m9alvxmdl1zi9g9&lang=en
Nesse site é possível, não somente comprar o ingresso da Cachoeira Santa Bárbara, como também de vários atrativos que fazem parte da Comunidade Kalunga.
A Cachoeira fica na Comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente no Povoado do Engenho e Vão do Moleque, que em 2004 era estimada de 9.660 habitantes. Todo o dinheiro arrecadado com as entradas dos atrativos, são revertidos para às comunidades. Já foram feitas muitas melhorias lá com esse dinheiro, como esgoto e água tratada, o dinheiro também é revertido para uso da população, como por exemplo, como compra de remédios caso alguém precise.
A cidade de Cavalcante, que fica a comunidade, tem cerca de 60% de todos os atrativos da Chapada dos Veadeiros.
Assim que garantir seu ingresso, tenha em mente em chegar cedo ao atrativo, pois o melhor horário de visita da mesma é entre às 9h e 11h, quando o sol bate nas águas e as deixa ainda mais impressionante.Chegando na comunidade, você estaciona seu carro, contrata um guia (esse guia leva em média 6 pessoas no máximo, se seu grupo for maior que isso, terá que contratar dois ou mais guias), o guia também é da comunidade, e só pode ser contratado diretamente lá. Após a contratação do guia, você pega a jardineira que nos leva até o começo da trilha.
A trilha é fácil, 1,5km, em menos de 30min já avista, no meio da vegetação, as águas cristalinas da Santa Barbarinha, que é a menor queda, abaixo da maior. Nela, infelizmente, não é permitido banho. Mas, andando mais alguns metros tá lá ela, a exuberante, a magnífica, maravilhosa e esplendorosa Santa Bárbara.
Aproveite cada segundo nesse paraíso, pois á partir do momento que chega, é contado uma hora pra acabar a sua visita.
A melhor época de visitação é de maio a setembro, época de seca. Porém, fiquem ligados no site, pois tem épocas que a comunidade fecha os atrativos para comemorações regionais.
Já que o tempo na Santa Bárbara é contado, você pode aproveitar para visitar a Cachoeira da Capivara também, mas esse é assunto para outro post.


Comentários
Postar um comentário